domingo, 18 de março de 2012

Aspectos sociais

Há quem veja um radioamador como um ser estranho, um tipo que de alguma forma gosta de comunicar com pessoas que não conhece e de escutar conversas de outros radioamadores onde a sua presença é desconhecida. O radioamador também não colhe as melhores simpatias nos vizinhos que abominam as horríveis antenas nos telhados e ganham problemas nervosos com as interferências nas televisões. Pois é sempre na hora da novela ou no jogo do Benfica que a bendita televisão começa a fazer chuva! Infelizmente esta deve ser a opinião generalizada entre os cidadãos que de alguma forma já conheceram um radioamador ou até mesmo partilham vizinhança com algum.

Hoje em dia, com o melhoramento dos equipamentos receptores de TV, que obedecem a normas de construção europeias, as interferências são mais raras. Também o melhoramento na distribuição do sinal de TV contribuiu significativamente para o fim das interferências e por estes aspectos a harmonia vai aparecendo entre vizinhos. Em Portugal hoje há cerca de 5 mil radioamadores licenciados, embora muitos deles apenas com actividades esporádicas, ainda é possível reunirem-se, nas ocasiões e eventos levados a cabo pelas associações, centenas de radioamadores a confraternizar, como ocorre na feira da Rádio de Moscavide é um dos exemplos, chegando mesmo a contar com acompanhamento televisivo tal é a importância do evento.

Curiosamente, no “ar” onde correm as ondas hertzianas, há muito pouco tráfego.Isto deve-se em grande parte à simplicidade das novas tecnologias como a Internet e os baixos custos dos celulares que vieram fazer com que muitos radioamadores cessassem a suas actividades, e que em verdade serviu para selecionar dentre os radioamadores aqueles que realmente gostam do radioamadorismo na sua essência.


IN:http://pt.wikipedia.org/wiki/Radioamador_em_Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário